quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Trufa Negra

A trufa preta ou Black Périgord Trufa (Tuber melanosporum) é nomeada após o Périgord região onde cresce na França e exclusivamente com o carvalho.
Espécimes podem ser encontrados no fim do Outono e Inverno, chegando a sete centímetros de diâmetro e peso até 100g. A produção é quase exclusivamente européia, com a França, representando 45%, Espanha 35%, Itália 20%, e pequenas quantidades de Eslovénia e Croácia.
Em 1900, a França produziu cerca de 1000 toneladas métricas (1100 toneladas a menos) de Tuber melanosporum. A produção diminuiu consideravelmente no século passado, e é, atualmente, cerca de 20 toneladas métricas (22 toneladas a menos) por ano, com picos de 46 toneladas métricas (50 toneladas menores) nos melhores anos. 80% da produção francesa vêm do sudeste de França: upper-Provence (départements de Vaucluse e Alpes-de-Haute-Provence), parte da Dauphiné (departamento de Drôme), e parte do Languedoc (departamento de Gard); 20% da produção vêm do sudoeste França: Quercy (departamento de Lot), e Périgord.
O maior mercado de trufas na França (e provavelmente também no resto do mundo) está em Richerenches em Vaucluse. O maior mercado de trufa no sudoeste da França está em Lalbenque Quercy. Estes mercados são movimentados no mês de janeiro, quando as trufas negras têm os seus mais altos perfume. Trufas negras nestes mercados vendem entre 200 e 600 € por quilo, dependendo da quantidade e da qualidade da colheita.

2 comentários:

  1. Se for uma pessoa fofa e meiga, coloque num vidrinho um pedaço com uma porção de arroz para risoto e leve de presente pra aquele casal que ama um bom prato com bons ingredientes (Obs: Todo ano!)

    ResponderExcluir
  2. hahahhahahah boa, pessoa que eu gosto sao tratadas Muitoooo bem mesmo

    ResponderExcluir